Em um lindo dia ensolarado de outono, selecionamos 30 amigos do PCX Clube Brasil para conhecer em primeira mão a Scooter Honda PCX 150, lançamento que chegará ao mercado brasileiro oficialmente em aproximadamente um mês.

Era 11 de maio de 2013, uma semana após a apresentação oficial da PCX para a imprensa, quando os então administradores do LEAD Clube Brasil, Edson Ishida e Eduardo “MeiaDois”, organizaram um evento exclusivo de apresentação do lançamento mais esperado do ano no mercado de scooters brasileiro, a Honda PCX 150.

Apesar do grupo de discussão da Honda PCX 150 já existir a um ano dentro do grupo de proprietários da scooter Honda Lead 110, por ser este o primeiro evento oficial, resolvemos tomar esta como a data efetiva da fundação do PCX Clube Brasil.

Honda PCX 150 Demo Day – O passeio

Nosso ponto de encontro foi a Concessionária Honda Dream Lapa – Hiuri Imports em São Paulo, que gentilmente nos recebeu e patrocinou um delicioso café da manhã com muito bate-papo sobre motos e muita ansiosidade.

Saímos de lá em comboio com destino a Indaiatuba, no CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), parando para esticar as pernas no Shopping Serra Azul na Estrada dos Bandeirantes, partindo em seguida para nosso destino final.

Ao chegar no CETH, fomos recebidos pela Equipe Honda passando por um breve briefing sobre o que nos esperava. Uma breve apresentação do que é a Honda motocicletas no Brasil, sua infra-estrutura, seus planos e cultura, dicas sobre a pilotagem da nova Honda PCX 150, explicação sobre as tecnologias e inovações trazidas por ela ao mercado brasileiro e as regras de segurança aplicadas ao Test-Ride que faríamos em seguida.

Parada para o almoço, um delicioso churrasco nos aguardava no refeitório do CETH.

Após o almoço, todos já ansiosos para rodar nas PCXs, enquanto aguardávamos os grupos divididos fazendo o test-ride na pista do CETH fomos brindados com a liberação para visita exclusiva ao ainda não inaugurado Museu da Honda (Honda Fan Clube), que só deverá estar aberto ao público no próximo ano.

O resultado pode ser conferido nos depoimentos e fotos abaixo e claro no vídeo que o nosso amigo Retrovisão MotoVlogger fez especialmente para nós. Confira…

Honda PCX 150 Demo Day – O video

Honda PCX 150 Demo Day – Os depoimentos

Eduardo Komatsu - Honda PCX Demo Day

Eduardo Komatsu – Honda PCX Demo Day

“Pessoal,

Acabo de voltar de Indaiatuba, a recepção da Honda CETH foi sensacional, nota 10 !!!

Uma ótima apresentação da scooter, apesar de ser o primeiro grupo de “civis” a ver e testar a nova PCX-150, foi tudo ótimo !!!

A scooter é realmente diferente da LEAD E CITYCOM, das quais posso comparar, tenho a Citycom e já tive Lead !

Agil, voleio rápido, muito boa de curva, pede para acelerar…kkk, o freio combinado CBS é muito bom, o grande destaque é o “Idling Stop System” que faz com que o motor desligue após 3 segundos em marcha lenta dai, basta um pequeno toque no acelerador e tudo volta a vida !!! hehehehe

Ela não tem motor de arranque utiliza outro sistema muito inovador !

Segundo eles, esta scooter tem velocidade final de 120 km/h e consumo em torno dos 40 km/l. O Valor é de R$ 7.990.00, porem as CC estão cobrando AGIO de uns 2 mil irreais… é fogo néh…

Para o uso que tenho, estrada quase que diariamente, esta velocidade final não me gera segurança, pois os caminhões na Castelo Branco andam acima disso.

Pena que o porta malas dela, embaixo do banco, é menor que a da LEAD, cabe somente um capacete fechado e uma capa de chuvas + luvas….

Mas a scooter tem um design muito bonito e atraente, linhas que lembram carros da Honda, com uma faixa frontal cromada que dá destaque !!! Ela usa dois farois, com lampadas de 35/30w, que só ligam quando o motor esta em funcionamento ou com o “Idling Stop System” ativado, porta liuvas, abertura do tanque de gasolina, porta malas .. tudo muito bem pensado e resolvido…

Realmente um ótimo meio de transporte urbano e para pequenos trechos rapidos, como marginais, e estradas vicinais, onde a velocidade não supere ou iguale aos 120 km/h !!! Gostei !!!!

Komatsu”


Gabriel Sam - Honda PCX Demo Day

Gabriel Sam – Honda PCX Demo Day

“Bom, a recepção maravilhosa desde a cc até o pessoal de Indaiatuba, deu para perceber que faziam de tudo para nos agradar, é o melhor acredito que foi abrirmos este precedente de recepção a clientes/grupo , almoço espetacular e o passeio como sempre ótimo bem organizado e acredito que tivemos nenhum problema, exceto minha lanterna que queimou.

Sobre a motinha , sem comentários tecnologia de ponta, resposta um pouco mais rápida que nossa amada Lead nas retomadas , não tivemos uma grande reta mas deu pra perceber que o motor fala alto, estranhei um pouco nas curvas mais fechadas, primeiro que ela não fecha muito na curva e segundo que quando tentei dar uma forçadinha achei ela iria sair de lado, mas no geral bem interessante e tentadora.”

 


Ronaldo Freire - Honda PCX Demo Day

Ronaldo Freire – Honda PCX Demo Day

 “Olá pessoal,

Passei um excelente sábado, em um evento muito bem organizado e conhecendo várias pessoas e coisas novas.

Tudo começou pelo café da manhã oferecido pela concessionária Honda Hiuri Motos, que na verdade faz parte do novo conceito da Honda Motos, o Honda Dream, concessionárias diferenciadas que oferecem os produtos premium da Honda, gostei bastante do conceito, é bem legal.

Todo o percurso que fizemos em nossas motocicletas até chegar em Indaiatuba foi bastante tranquilo e relaxante.

Ao chegar ao Centro de Treinamento da Honda, que também para mim foi mais uma novidade do dia, fiquei surpreso pelo simpatia e pela infra-estrutura que possuem ali.

Nos foi apresentada a PCX, um show a parte no sábado, a scooter é show, possuí tecnologia embarcada que eu nem sabia que existia, foi incrível!!!

O sistema start-stop, chamado pela Honda de “Idling Stop”, já é um conceito difundido em carros europeos mas foi a primeira vez que o vi em uma motocicleta. E a forma eficiente de religar o motor posicionanado o pistão no melhor ponto de ignição do motor foi algo surpreendente. O sistema de partida do motor não possui motor de arranque/partida, possui um gerador acoplado ao eixo do motor que inicia seu funcionamento utilizando a força eletromagnética e substitui também a função do alternador para carregar as baterias!!! isto é fantástico, inovador e inteligente, eu também o desconhecia. Solução brilhante!!! O sistema eletromagnético utilizado também com o motor em funcionamento para optimizar o conforto, autonomia e reduzir emissão de poluentes, conhecido como “overdrive” é também bastante inovador pois não utiliza apenas uma relação de marcha mais longa para reduzir o giro do motor, e sim o movimento das polias e correia por campo eletromagnético, isso também é muito inovador. O novo sistema integrado de freios CBS com funcionamento hidráulico também é inovador. Tudo isto gerenciado por um sistema de gerenciamento de energia, seja para redução do consumo de combustível e elétrico. Vale lembrar que o “Team” Honda de treinamento, produto e marketing nos explicou tudo isso de forma didática que foi possível entender como funciona cada um dos sistema apresentados sem ter que concluir um curso superior de engenharia mecânica. Kkkkkkkkkk Ficou bastante claro como funciona cada uma das inovações tecnológicas apresentadas.

O Test Ride me imprecionou bastante, gostei da ciclistica, freios, motor, agilidade, facilidade de condução e manobrabilidade dela.

Falando em acabamento, estilo e estética …….. não vou nem comentar sobre isso, é só olhar para uma PCX e verá que ela é sensacional!!!

No final surgiu uma duvida crucial, compro a branca ou a vinho??? kkkkkkkkk

Agradeço novamente pelo dia maravilhoso que passamos juntos.

Abraços.

Ronaldo Freire”


Reynaldo Miyada - Honda PCX Demo Day

Reynaldo Miyada – Honda PCX Demo Day

“Devo confessar, em primeiro lugar, que ontem foi o primeiro dia que andei numa scooter!!! Nunca andei nem na burgman, nem na própria Lead… Tenho uma moto de um porte maior…

Dito isso, confesso que fiquei maravilhado com a agilidade, praticidade e facilidade de um veículo com essa concepção. Aliás é muito mais divertido para se dirigir que uma moto de porte maior!

Me surpreendeu também a quantidade de tecnologia utilizada na PCX, sem dúvida estamos nos aproximando dos produtos comercializados no primeiro mundo.

Queria agradecer a vcs pela iniciativa e pelo convite. Foi um sábado divertido onde pude mudar alguns conceitos e, porque não dizer, preconceitos que tinha em relação às scooters.

Fiquei surpreso também com a estrutura que o pessoal da Honda tem. Parabéns pelo profissionalismo e competência! Mas acima de tudo, pelo brilho nos olhos que a gente vê quando vcs falam de um produto Honda!

Aos novos amigos, espero compartilhar de outros bons momentos como este em novas aventuras sobre duas rodas!!

Abraços a todos,

Reynaldo Miyada”


Eduardo "MeiaDois" - Honda PCX Demo Day

Eduardo “MeiaDois” – Honda PCX Demo Day

“Agradeço a Honda por ter proporcionado ao PCX Club Brasil a demonstração exclusiva e antes do início das vendas do Scooter PCX 150.

A demonstração do PCX mostrou o esmero no acabamentp e impressionou pela gama de tecnologia embarcada no modedo.

Em teste na pista de treinamento da Honda minhas impressões iniciais se confirmaram, ou seja, o PXC é um excelênte “up grade” para o público do Lead que procura algo com a mesma versatilidade e maior potência e preenche a lacuna existente entre os pequenos Scooters 150 existentes no mercado e o Maxi Scooter Citycom. Agora teremos uma opção intermediária, que entra no mercado em grande estilo, dando uma opção de melhor status para os amantes dos Scooters e que não querem algo tão grande como o Citycom e os Burgmans.

Na condução ele se mostrou ágil, compacto no uso de de bom porte na visualização, excelente retomada de velocidade e freios excepcionais, principalmente pelo sistema hidráulico incorporado ao CBS

Parabéns e obrigado Honda.”


William Sato - Honda PCX Demo Day

William Sato – Honda PCX Demo Day

Não tenho referências anteriores, minha experiência neste sentido é nula, mas posso dizer que a PCX é uma scooter amigável, fácil de conduzir, transmite segurança seja na aceleração ou nas curvas.

Possui um desenho elegante, que com certeza atrairá os olhares de ambos os públicos. O acabamento é cuidadoso e com detalhes que foram pensados para facilitar o condutor, como é o caso da abertura do tanque, do porta objeto que fica sob o assento, do descanso lateral, do sistema idling stop (fantástico), dos freios CBS com sistema hidráulico, etc. A PCX tem qualidades de sobra para uma condução que preza o conforto.

 

 


Henrique Viana - Honda PCX Demo Day

Henrique Viana – Honda PCX Demo Day

A moto é muito legal, agil e fácil de pilotar!

Fomos muito bem recebidos tanto na Hiuri Motos (CC Honda) como no CETH Honda, isso mostra a preocupação da Honda em atender o seu cliente, coisa que muita marca premium não faz… e posso dizer com conhecimento de causa…rs

O meu muito obrigado a Honda e também aos organizadores Eduardo MeiaDois e Edson Ishida! Valeu!!!

 

 

 

 

 


Luiz (Retrovisão Motovlogger) - Honda PCX Demo Day

Luiz (Retrovisão Motovlogger) – Honda PCX Demo Day

“Há tempos estava mega curioso com este novo lançamento da Honda.

A oportunidade pintou nesse convite para testá-la em Indaiatuba e, de cara, fiquei realmente muito bem impressionado com as instalações, com a recepção que nos deram e com a completa apresentação de toda a tecnologia que envolveu a concepção do produto.

Pilotar a PCX antes mesmo de sua chegada nas concessionárias teve sabor especial. Se seu design já me agradava, seu motor realmente foi uma das melhores surpresas do dia.

Percebo na mídia que há uma estratégia de realmente a Honda entrar com preços competitivos e caso se confirme, certamente será uma grande opção para, o cada vez maior, público amante das scooters.

 


Priscila Coghi - Honda PCX Demo Day

Priscila Coghi – Honda PCX Demo Day

 “O dia começou da melhor maneira possível, um super café da manhã com os amigos na Hiuri Motos!

Todos da concessionária foram extremamente receptivos e atenciosos.

Explicaram para nós qual o conceito da concessionária Honda Dream e conhecemos todas as instalações.

O nome realmente tem tudo a ver com o que foi visto lá dentro. Uma moto mais linda do que a outra, a turma tirando dúvidas, sentando nas motos, rindo e se divertindo!

Com certeza algumas sementes de sonhos foram plantadas lá dentro! Não nos sentimos apenas mais um possível comprador, mas fizeram com que nos sentíssemos importantes, especiais e valiosos para a concessionária.

Parece, a meu ver, que muitas concessionárias ainda não se atentaram para o fato de que nós, clientes, não queremos apenas comprar uma moto e só aparecer lá para fazer uma troca futura. Nós queremos sim um relacionamento com a concessionária, um ponto de encontro para os amigos se reunirem, para conhecermos as novidades e, como o próprio nome sugere, sonhar e realizar sonhos!

E foi com esse espírito que nossa ansiedade para andar na tão falada, e ainda desconhecida, PCX só aumentava!

Partimos em quase 30 motos para Indaiatuba, no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH). Eu, em meu pleno desconhecimento, nunca tinha ouvido falar em tal centro de treinamento. Confesso que fiquei surpresa!

A equipe que nos recebeu foi de uma atenção ímpar. Falaram sobre as instalações, cursos, treinamentos, aulas online, toda uma estrutura que eu desconhecia.

Fiquei muito impactada de saber que a Honda não se preocupa apenas em vender motos de qualidade, tecnologia de ponta e inovadoras, mas também se preocupa em habilitar as pessoas para andarem em suas máquinas da melhor maneira possível, promovendo uma convivência pacífica no trânsito e educando nossas crianças para um futuro melhor.

Explicaram toda a tecnologia envolvida na PCX, como a moto funciona sem motor de partida, a tecnologia Idling Stop, que faz o motor desligar quando a moto fica parada por 3 segundos. A parte mecânica surpreende! E também surpreende a preocupação em fazer uma moto de linhas harmoniosas, sem parafusos aparentes na carenagem, painel completo com luz de profundidade. Todos os detalhes foram pensados! Mas, confesso que todas essas informações passam a ser secundárias ao experimentar a moto!

A PCX chama atenção por seu design. Logo de cara sentimos o conforto que ela nos proporciona. É uma moto leve, gostosa de andar, o Idling Stop é muito bacana e surpreende não ter barulho de partida. Nosso mercado precisava dessa opção, uma moto que fosse mais forte do que as pequenas scooters, principalmente para as turmas que gostam de pegar estrada com as motos, mas ao mesmo tempo não tão grande quanto as maxi scooters, sendo leve, econômica, ágil na cidade e nas tarefas do dia a dia.

Que a PCX seja muito bem vinda ao nosso mercado e que seja apenas o primeiro upgrade!

Obrigada a todos pela experiência ímpar!”


Edson Ishida - Honda PCX Demo Day

Edson Ishida – Honda PCX Demo Day

 “Depois de um Café da manhã generoso, gentilmente oferecido pela Honda através da Hiuri motos , fizemos um Tour Guiado pela Loja Conceito e pegamos a estrada em direção a Indaiatuba para o tão aguardado TestRide da novíssima Scooter Honda PCX.

No caminho, quase 30 motos dos mais variados tamanhos e modelos em comboio num dia simplesmente perfeito.

Fiquei impressionado com a infra-estrutura da Honda em todos os sentidos, tanto na Concessionária Honda Dream onde tomamos o café da manhã, quanto no Centro Educacional de Trânsito Honda.

Logo ao chegarmos, fomos recepcionados pela Equipe de Marketing da Honda, capitaneados pelo Odair, que nos apresentou a estrutura da Honda no Brasil passando logo em seguida ao Robson que nos passou tecnicamente todos os detalhes da PCX.

Dividimos a turma e enquanto uns iam visitar o novíssimo Museu da Honda (Fan Club) outros faziam o TestRide na PCX.

Sobre a minha impressão na pilotagem, posso dizer que fiquei bem impressionado, não só pelo desempenho, mas principalmente pelos detalhes de acabamento desse novo scooter.

A PCX se mostrou bem resolvida em uma série de detalhes, a começar pela ausência de parafusos na carenagem, o sistema ” Idling Stop” tem um funcionamento muito interessante e muito bem pensado, a partida tb foi outro assunto que chamou a atenção de todos pois como a moto não tem um “motor de arranque” própriamente dito, a partida não tem engates de engrenagens, deixando-a extremamente silenciosa e macia.

O freio combinado tb chama a atenção, diferente da Honda Lead, o freio da PCX funciona todo por acionamento hidráulico, onde na Pinça dianteira tem 3 pistões sendo 2 para o freio dianteiro própriamente dito e 1 para o CBS, tornando o acionamento do freio muito tranquilo e eficiente.

A suspensão tb se mostrou muito eficiente e confortável.

O posicionamento dos pés é muito melhor que na Lead, onde agora vc tem a opção de esticar os pés, como já existia na Burgman 125, deixando qualquer viagem de trajeto mais longo bem mais confortável.

No mais, o dia foi simplesmente perfeito. O clima estava fantástico, tivemos o privilégio de conhecer a PCX 150 E o Museu da Honda em primeira mão e a equipe da Honda que nos recebeu tb foi extremamente atenciosa e solicita.

Obrigado Honda por nos proporcionar tudo isso..

E Obrigado a todos os presentes pela maravilhosa companhia..

PCX Club é isso, amizade, companheirismo e diversão


Nivea Koide - Honda PCX Demo Day

Nivea Koide – Honda PCX Demo Day

“Galerinha,

Quero agradecer pelo dia maravilhoso que passamos juntos!

Aliás, conhecer pessoas legais e compartilhar informações é sempre bom….

Foi um privilégio ter participado desse evento, ainda mais por ter sido o pioneiro”Test Ride” aqui no Brasil!

A recepção na CC da Lapa também foi show de bola! E a equipe da CETH Honda Indaiatuba estão de parabéns! Mas tudo isso não seria possível e não fosse por você Edson Ishida, organizador do evento!

Obrigada, obrigada, obrigada!

Viagem tranquila – ida e volta, e a pérola foi ter pilotado a PCX junto com vocês! Valeu muito a pena, o passeio foi ótimo!

Aprendi muito, e a PCX vai bombar! Muito conforto, economia e tecnologia pró meio ambiente, além do design fantástico!

Beijo a todos.”


Graziella Pollastri - Honda PCX Demo Day

Graziella Pollastri – Honda PCX Demo Day

 

“Bem, Oq achei da pcx? hum…

Pergunta difícil, acho que em 2 voltinhas n dá pra perceber todo seu potencial mas ja deu pra ver q ela promete e garante tudo Oq propõe.

Minha única dificuldade foi o guidão, muito estranho a carenagem parada e ele se mexendo (rs). Mas tenho certeza q essa motinha vai ganhar muitos fãs.”

 

 

 

 

 

 


Enrique Santos de Lima - Honda PCX Demo Day

Enrique Santos de Lima – Honda PCX Demo Day

“O evento foi de uma qualidade impressionante em todos os aspectos, pois o café da manhã na Honda Dream além de muito bom, a bela estrutura da Concessionária e o excelente tratamento de seus Colaboradores/Gerentes/Diretores com certeza ganharam minha admiração e nos deixaram a vontade para olhar todas as motos ali expostas e sanar todas as dúvidas, sem falar nas informações adicionais que obtivemos do mundo das duas rodas.

Com relação a viagem de ida eu estava um pouco apreensivo, pois eu era o único do grupo que nunca havia pego estrada com a Lead, mas depois de ouvir algumas orientações da galera me senti mais tranquilo. Com certeza no início devo ter feito alguma sinalização errada ou atrasada com relação a buraco, radares e formação, mas depois foi pegando o jeito e a coisa fluiu melhor. A parada no Shopping Serra Azul foi ótima e bem organizada, alias, para mim foi fundamental, para poder esticar as pernas e ficar um pouco em pé, pois depois dos 60 km rodados já estava me sentindo desconfortável devido a falta de costume de ficar muito tempo sentado na Lead.

Já o CETH fiquei sem palavras em todos os sentidos, desde o local, limpeza, receptividade, qualidade das informações transmitidas, conhecimento de todos os profissionais, almoço e até o comportamento dos cachorros na hora da comida era fantástico, rsrsrsrsrs. As explicações técnicas do Robson e os esclarecimentos/informações das razões de determinados componentes e/ou acessórios não só na PCX como em outras motos/scooters da Honda deram muita credibilidade para o evento.

A experiência de pilotar a PCX foi FANTÁSTICA principalmente depois de tudo que se havia dito na palestra, permitindo que pudessemos observar melhor a tecnologia empregada na nova scooter fazendo com que fossemos mais críticos ao pilotar e eu particularmente fiquei impressionado com seu força na arrancada e retomada de velocidade, qualidade dos freios, acabamento e conforto na posição de pilotar. A única dúvida que fiquei foi com relação ao garupa, pois aparentemente o espaço do banco para o garupa é menor do que a da Lead e não sei se seria prejudicial em um trajeto mais longo como uma viagem.

Para mim a viagem de volta foi um pouco tensa depois que saímos do Serra Azul, pois como já havia escurecido e o farol original da Lead não ajuda muito foi mais complicado, mas como estávamos em formação comecei a me sentir mais tranquilo.

Resumindo, com certeza vou migrar para a PCX e já decidi que não vou ficar com as duas (Lead e PCX), mas essa troca deve ocorrer mais para o final do ano, pois como comprei a minha Lead 2012/2013 no final de novembro e agora que ela está com 4 mil km, vou aproveitar para juntar recursos e esperar o final da garantia para poder estar trocando, a não ser que consiga alguma proposta interessante que antecipe a venda da Gorducha.

Foi uma experiência maravilhosa e gostaria de parabenizar a todos pelo companheirismo, compreensão, troca de conhecimento e organização e com certeza vou querer compartilhar mais desses momento com todos.”


Honda PCX 150 Demo Day – As fotos